Jerusalém, 7 nov (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, reúne-se hoje na cidade cisjordaniana de Ramala com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para revisar os últimos avanços nas negociações de paz com Israel.

Rice, que se encontra na região desde ontem, reuniu-se nesta manhã, em Tel Aviv, com o ministro da Defesa de Israel e líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak, para posteriormente realizar outro encontro em Jerusalém com o chefe do partido opositor israelense Likud, Benjamin Netanyahu.

Barak declarou à imprensa após a reunião que seu país não tem intenções de "permitir a opção" de que o Irã se transforme em uma potência nuclear.

O ministro da Defesa israelense reiterou assim a tradicional posição israelense, que rejeita qualquer esforço de diálogo com Teerã para impedir que este regime islâmico continue seu programa de desenvolvimento atômico.

Rice manteve ontem um encontro privado com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, após reunir-se com a titular de Assuntos Exteriores e líder da formação governante Kadima, Tzipi Livni.

No início da tarde de hoje, ela irá à cidade de Ramala, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP), onde se reunirá com seu presidente Mahmoud Abbas e com o chefe da equipe negociadora palestino, Ahmed Qorei, encontros após os quais se espera uma entrevista à imprensa.

No sábado, ela viajará à cidade cisjordaniana de Jenin, onde a ANP estabeleceu uma força de segurança própria, antes de viajar no domingo a Sharm el-Sheikh, no Egito.

Lá, terá uma reunião com os demais negociados do proceso de paz, além dos representantes israelense e palestino -Livni e Qorei, respectivamente-, na qual se revisará o avanço das negociações e da qual se espera que saia um documento que sirva de base para o futuro.

Da reunião, participarão além de Rice, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, e o ministro de Relações Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit. EFE db/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.