Revista afirma que Coréia do Norte deve realizar teste balístico em breve

A Coréia do Norte estaria disposta a realizar um teste com míssil balística alcance médio no fim deste mês, afirmou nesta sexta-feira a revista Janes, publicação especializada em temas de defesa.

AFP |

Segundo os especialistas da revista, as imagens feitas na quarta-feira por um satélite indicam que Pyongyang está se preparando para lançar um míssil Taepodong-2 ou um foguete de lançamento Paektusan 2.

"Há um aumento significativo dos preparativos para um lançamento nas instalações de Musudan-ni", declarou à revista o analista Joseph Bermudez.

Segundo Bermudez, as imagens do satélite e os relatórios apontam para atividades consistentes na ativação e instalação de equipamentos telemétricos e de radares, além da circulação de muitos caminhões e de um aumento da atividade nas instalações onde os motores são testados, nas plataformas de tiro e na manutenção da torre de lançamento.

O ministro da Defesa da Coréia do Sul, Lee Hang-See, disse nesta sexta-feira que seu país apontará para as plataformas de lançamento de mísseis norte-coreanos se seus navios forem atacados na disputada fronteira marítima do Mar Amarelo.

Na quinta-feira, o regime comunista norte-coreano se declarou "perfeitamente preparado" para uma guerra contra a Coréia do Sul, acusando o país vizinho de tentar arrastar os dois países "para as portas da guerra".

psr/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG