Reunião ministerial do Quarteto de Madri será 15 de dezembro em Nova York

Moscou, 8 dez (EFE).- Uma nova reunião ministerial do Quarteto de Madri para o Oriente Médio, formado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Européia, acontecerá em 15 de dezembro em Nova York, informou hoje um alto diplomata russo à agência Itar-Tass.

EFE |

"Nesse encontro, se planeja tratar a situação na região e falar sobre como conseguir a continuação do processo de paz", disse Serguei Yakovlev, enviado especial do ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov, para o assunto do Oriente Médio.

Lavrov antecipou na semana passada que a reunião ministerial poderia acontecer antes do fim do ano, para que a Rússia depois iniciasse os preparativos de uma conferência internacional sobre o Oriente Médio que o Kremlin quer receber em 2009, em Moscou.

"Confirmamos a importância de realizar no final deste ano a reunião ministerial sobre o Oriente Médio, para garantir a continuidade do processo iniciado em Annapolis", disse o ministro russo sobre a cúpula árabe-israelense de novembro de 2007 nos EUA.

Acrescentou que isso permitirá também "começar já os preparativos da conferência de Moscou, que será realizada no primeiro semestre do ano que vem", para confirmar o compromisso da comunidade mundial com uma solução pacífica ao conflito árabe-israelense. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG