Reunião entre Irã e comunidade internacional será em Genebra

Nações Unidas, 22 set (EFE).- A sede da reunião em 1º de outubro entre o Irã e a comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano foi transferida da Turquia para Genebra, que é o lugar onde as partes já tinham se reunido em ocasiões anteriores, disse hoje o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana.

EFE |

Afirmou que conversou por telefone com representantes do Governo iraniano em Teerã e decidiram realizar finalmente o novo encontro de Teerã com o grupo formado por Rússia, França, China, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, mais a União Europeia (UE), na cidade suíça.

"Falamos hoje com os iranianos e agora será em Genebra, se não acontecer nada", disse Solana, em entrevista coletiva, que está em Nova York para assistir à cúpula sobre mudança climática da ONU e à abertura do novo período de sessões da Assembleia Geral do órgão.

Solana se reunirá na quarta-feira com os chefes da diplomacia do grupo de negociação, incluindo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para preparar o encontro com os iranianos da próxima semana, que é o primeiro com Teerã desde julho de 2008.

Disse que espera que as potências reiterem seu apoio à política de combinar a via de negociação com a possibilidade de endurecer as sanções internacionais ao Irã devido a sua recusa em deter o enriquecimento de urânio, como exigiu o Conselho de Segurança da ONU.

"Qualquer declaração que for divulgada (após a reunião) será de apoio ou ratificação desta política de via dupla, não acho que vamos além", afirmou Solana. EFE jju/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG