Reunião Ásia-A.Latina busca consolidar fórum de diálogo

Tóquio, 8 jan (EFE).- Ministros de Exteriores da América Latina e da Ásia se reunirão em Tóquio nos próximos dias 16 e 17 para fortalecer um fórum de diálogo nascido há dez anos com o objetivo de estreitar laços e fortalecer o dinamismo das duas regiões.

EFE |

Dezoito países latino-americanos e 16 asiáticos estarão representados na quarta reunião do Fórum de Cooperação Ásia do Leste-América Latina (Focalal), criado em 1999 e que este ano marcou como objetivo consolidar essas reuniões que acontecem desde 2001 a cada três anos.

"Um dos temas a tratar será o amadurecimento deste fórum de diálogo, no qual o Japão quer desempenhar um papel importante", disse, em um encontro com a imprensa, o chefe de Assuntos para a América Latina e o Caribe do Ministério de Exteriores japonês, Satoru Satoh.

Os chefes da diplomacia das duas regiões falarão também da cooperação para enfrentar a crise econômica, políticas ambientais e medidas para lutar contra a pobreza.

Entre os principais países asiáticos representados estão Japão, China, Coreia do Sul e Austrália, assim como as nações do Sudeste Asiático, aos quais a Mongólia se juntará esse ano como novo membro.

Entre os representantes latino-americanos, o destaque é a ausência de Honduras, devido a sua instabilidade política e a que o Governo de fato não foi reconhecido pela comunidade internacional.

EFE jmr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG