Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Retirada dass tropas russas levará três ou quatro dias

A retirada das forças russas depende do regresso das tropas georgianas a seus quartéis e deve levar três ou quatro dias, declarou em Moscou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

AFP |

"A retirada se fará à medida que as forças georgianas regressem efetivamente para suas bases permanentes e que se reforcem as posições das forças de manutenção dapaz. Acho que isso levará três ou quatro dias", afirmou Lavrov, acusando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de favorecer "um reamarmento" da Geórgia.

"Na Otan tentam converter os agressores em vítimas", criticou, acrescentando que a Rússia "não ocupa país algum e não tem intenções de ocupar nada".

O representante da Rússia na Conferência de Desarmamento em Genebra, Valery Loschinin, por sua vez, afirmou que as forças russas se retirarão da Geórgia 'no mesmo ritmo' que os georgianos voltarem para seus quartéis.

"A Rússia comprova com preocupação que não há confirmação do pleno regresso das forças georgianas a seus quartéis. Entendemos que o ritmo de nossas próximas ações dependerá da maneira que Tbilisi cumprir com o que se espera dela", acrescentou.

Por outro lado, segundo o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, os Estados Unidos ainda não observaram uma retirada significativa das forças russas da Geórgia.

"O acordo de cessar-fogo prevê que as forças russas que não estavam presentes antes de 6 de agosto se retirem da Geórgia", acrescentou.

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG