Retirada americana do Iraque pode começar a partir de junho de 2009

Os Estados Unidos poderão começar a retirar suas tropas das cidades iraquianas a partir de junho de 2009, segundo o mais recente projeto de acordo entre Washington e Bagdá sobre o futuro dos militares americanos no Iraque, anunciou hoje um militar de alto escalão que preferiu não ter o nome divulgado.

AFP |

Segundo o funcionário, o acordo sobre o Sofa (Status of Forces Agreement), que deve reger a presença do exército americano no Iraque após 2008, ainda deve ser aprovado.

Em relação a um calendário total de retirada das tropas de combate americanas, ele limitou-se a repetir que as duas partes negociavam "horizontes temporários" e "aspirações gerais", recusando-se a confirmar informações da imprensa americana sobre a data de 2011.

A secretária de Estado americana Condoleezza Rice, de visita surpresa a Bagdá nesta quinta-feira, assegurou que as duas partes estavam "muito, muito próximas" de um acordo que terá o último rascunho apresentado sexta-feira às mais altas autoridades do país.

O mandato da força multinacional no Iraque sob o qual operam os soldados americanos, segundo o capítulo VII da Carta da ONU, deve concluir em 31 de dezembro de 2008.

jm/dab/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG