Resultados oficiais confirmam vitória eleitoral de Berisha na Albânia

Tirana, 1 ago (EFE).- Os resultados oficiais das eleições gerais realizadas na Albânia em 28 de junho, publicados hoje, confirmam a vitória do conservador Partido Democrático (PD) do primeiro-ministro albanês, Sali Berisha.

EFE |

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Arben Ristani, disse hoje, em entrevista coletiva, em Tirana, que a coalizão direitista liderada pelo PD obteve 46% dos votos, e com isso ocupa 70 das 140 cadeiras do Parlamento.

A coalizão de esquerda dirigida pelo Partido Socialista (PS) chegou a 45% dos votos e 66 deputados.

Em terceiro lugar, está o Movimento Socialista para a Integração (LSI), uma cisão do PS, que obteve quatro cadeiras.

Berisha decidiu governar em coalizão com o LSI, já que as forças conservadoras não podem formar sozinho o novo Governo, que precisa do apoio de 71 deputados.

No entanto, o líder do PS e o prefeito de Tirana, Edi Rama, disse que não reconhece o resultado eleitoral e acusou Berisha de fraude e "deformação proposital do processo e dos resultados".

Apesar de o PS considerar as instituições surgidas destas eleições de "legitimidade menoscabada", prometeu que não abandonará o novo Parlamento.

O PS prometeu que não abandonará o novo Parlamento e que, além disso, utilizará todos os meios democráticos, inclusive os protestos nas ruas, para conseguir a convocação de eleições antecipadas.

Neste pleito, mais de 1,5 milhão de albaneses colocaram seu voto, o que representa 50,7% do eleitorado, de acordo com os dados oficiais. EFE md/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG