Resultados oficiais confirmam vitória de Vujanovic em Montenegro

Podgórica, 8 abr (EFE).- Os resultados oficiais das eleições presidenciais de domingo passado em Montenegro confirmaram a vitória de Filip Vujanovic, atual presidente e candidato governamental.

EFE |

Segundo os dados da Comissão Eleitoral, Vujanovic foi eleito com 51,89% dos votos, uma maioria absoluta que lhe deu a vitória já no primeiro turno.

Vujanovic, candidato do governante Partido Democrático dos Socialistas (DPS), se tornou assim o primeiro presidente eleito da Montenegro independente, país de cerca de 620.000 habitantes que se separou do Estado comum com a Sérvia há dois anos.

Andrija Mandic, do Partido Popular Sérvio de Montenegro (SNS), obteve 19,55% dos votos, e Nebojsa Medojevic, do Movimento por Mudanças (PZP), que foi considerado o principal rival de Vujanovic, recebeu apenas 16,64%.

As eleições de domingo registraram uma participação de 68,2% e confirmaram o domínio absoluto do DPS no cenário político montenegrino.

Esse partido, no poder desde o começo da década passada e liderado pelo primeiro-ministro e homem forte de Montenegro, Milo Djukanovic, traçou o caminho do país em direção à integração com a Europa e o levou à independência.

Montenegro assinou no ano passado o Acordo de Estabilização e Associação com a União Européia (UE) e espera poder se transformar em breve em país candidato à adesão. EFE Dp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG