Resultados finais confirmam vitória do Partido do Congresso na Índia

Nova Délhi, 17 mai (EFE).- A Comissão Eleitoral da Índia confirmou hoje a folgada vitória nas eleições legislativas realizadas no país da aliança liderada pelo Partido do Congresso, que ficou a apenas a dez cadeiras da maioria absoluta.

EFE |

Os resultados finais concedem 206 deputados ao Partido do Congresso, que, junto com seus aliados, soma 262 cadeiras, muito perto das 272 necessárias para governar.

A Comissão Eleitoral publicou hoje os resultados finais, na falta apenas de duas circunscrições nas quais a apuração tinha atrasado por motivos técnicos, mas uma fonte do organismo citada pela agência "Ians" confirmou que estas cadeiras já foram alocadas, apesar de não aparecer na lista.

O principal partido opositor, o hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP) fica, assim, com 116 deputados - 22 a menos que em 2004 - e, com seus aliados, soma apenas 159.

A terceira força no Parlamento será o Partido Socialista (23 cadeiras), o mesmo número que as quatro grandes forças comunistas agrupadas, que sofreram um forte golpe.

Segue de perto a formação da líder "dalit" Mayawati, que fracassou em sua tentativa de se consolidar no cenário nacional e obteve apenas 21 deputados.

O comitê central do Partido do Congresso se reuniu hoje, em Nova Délhi, para estudar o cenário pós-eleitoral e buscar aliados.

O novo Governo deve ser formado até 2 de junho, de acordo com a Constituição. EFE amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG