Restaurante D.O.M. é eleito o 40º melhor do mundo por revista especializada

LONDRES - O restaurante D.O.M., localizado na cidade de São Paulo, foi eleito o 40º melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant, que hoje entregou seus prêmios S. Pellegrino.

EFE |

O estabelecimento paulistano, comandado por Alex Atala, é o único da América Latina que aparece no ranking de 50 melhores do planeta que a publicação divulga anualmente desde 2002. No entanto, em relação a 2007, o D.O.M. caiu duas posições na lista.

Já o restaurante considerado o melhor do mundo foi, pelo terceiro ano consecutivo, o espanhol El Bulli, do famoso chef Ferrán Adrià.

Para mim era impensável ganhar este prêmio três anos seguidos", disse Adriá, "é como se um diretor de Hollywood ganhasse o Oscar três anos seguidos".

"Compartilho meu prêmio com todos os chefs espanhóis e com os 70 funcionários do El Bulli", declarou Adria.

O restaurante do chef catalão, que conta com três estrelas no guia Michelin, derrotou os 50 melhores "templos" da gastronomia mundial.

O prêmio de Adriá, de 44 anos, foi entregue na noite desta segunda-feira em uma cerimônia no Freemasons Hall, no Covent Garden de Londres.

Em segundo na lista ficou o britânico The Fat Duck, que fica em Berkshire (na zona oeste de Londres) e tem como dono Heston Blumenthal.

Por sua vez, o parisiense "Pierre Gagnaire", do chef de mesmo nome, alcançou o terceiro lugar.

No ranking por países, a França aparece em primeiro, com 10 restaurantes entre os 50 melhores. Logo atrás, ficaram Estados Unidos, com oito, e Espanha, com sete.

A escolha dos melhores restaurantes do mundo foi feita por um júri internacional integrado por 700 chefs, restaurateurs e críticos especializados, 200 dos quais votaram pela primeira vez este ano.

Os leitores da revista "Restaurant", fundada em 2001, também puderam votar.

Leia mais sobre: restaurantes

    Leia tudo sobre: restaurantes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG