Pelo terceiro ano consecutivo, o restaurante catalão El Bulli, de Ferrán Adria, foi escolhido como o melhor do mundo, segundo a lista dos 50 melhores restaurantes elaborada por uma revista britânica.

É o terceiro ano que "El Bulli", localizado perto de Roses (nordeste da Espanha), aparece no topo da lista da publicação Restaurant Magazine, considerada a bíblia da indústria culinária e elaborada por 560 especialistas mundiais da gastronomia.

O restaurante que ficou em segundo lugar foi "The Fat Duck", do chef inglês Heston Bluementhal, situado em Bray, a uma hora de Londres.

"Para mim era impensável ganhar este prêmio três anos seguidos", disse Adriá, "é como se um diretor de Hollywood ganhasse o Oscar três anos seguidos".

"Compartilho meu prêmio com todos os chefs espanhóis e com os 70 funcionários do El Bulli", declarou Adria.

O restaurante do chef catalão, que conta com três estrelas no guia Michelin, derrotou os 50 melhores "templos" da gastronomia mundial.

O prêmio de Adriá, de 44 anos, foi entregue na noite desta segunda-feira em uma cerimônia no Freemasons Hall, no Covent Garden de Londres.

ame/ap/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.