Ressacas geradas por Ike começam a ocasionar inundações no Texas

As fortes ressacas geraram, nesta sexta-feira, as primeiras inundações no litoral de Galveston, no Texas, enquanto o olho de Ike se aproxima desta esta área do Estado, que pode ser atingida pelo furacão ainda nesta sexta ou na madrugada de sábado.

EFE |


O enorme ciclone Ike apresenta ventos máximos sustentados de 165 km/h e se mantém como furacão de categoria dois na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que chega a cinco, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) em seu boletim das 15h (Brasília).

No entanto, o ciclone "pode se fortalecer e alcançar a costa com categoria três", assinalaram os especialistas.

Nessa hora, o centro do furacão estava localizado perto da latitude 27,4 graus norte e da longitude 93,1 graus oeste, aproximadamente 270 quilômetros ao sudeste de Galveston, no Texas.

A costa da Louisiana, afetada na semana passada pelo furacão Gustav, foi a primeira região a receber chuvas e ventos de Ike, e nesta sexta Galveston já começava a sentir as precipitações e as fortes ondas.

Centenas de milhares de pessoas já foram evacuadas de vários condados e de Galveston, enquanto o NHC prevê inundações litorâneas causadas pela ressaca de até seis metros acima do nível do mar, assim como ondas muito perigosas ao leste do lugar atingido pelo olho de Ike.

É possível que tornados se formem nas zonas do sul e em partes do sudoeste da Louisiana, no extremo sul do Mississipi e no sudeste do Texas.


Ondas atingem casas em Galveston, Texas / Foto: Reuters

O estado de emergência foi declarado no Texas e as autoridades advertiram aos moradores da região de Galveston de que poderiam enfrentar "uma morte segura" se decidirem escapar a ordem de evacuação obrigatória.

O governador do Texas, Rick Perry, mobilizou a 7.500 membros da Guarda Nacional e declarou zona de desastre em 88 condados.

A intensidade e periculosidade de Ike obrigou as empresas petrolíferas que atuam no Golfo do México a suspender cerca de 97% de sua produção.

Foram evacuadas 655 plataformas de extração, 78% dos existentes na região, segundo o Serviço de Gestão de Minerais (MMS, em inglês), uma agência governamental.

Permanece o aviso de furacão (passagem em 24 horas) em Morgan City, na Louisiana, até a baía de Baffin, no Texas.

Segue em vigor um aviso de tempestade desde o sul da baía de Baffin até o porto de Mansfield, no Texas, e também desde o leste de Morgan City até a zona limítrofe entre os estados de Mississipi e Alabama, incluindo a cidade de Nova Orleans e o lago Pontchartrain.

Leia mais sobre Ike

    Leia tudo sobre: ike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG