Resposta palestina a ataque em Gaza chega com 4 foguetes no centro de Israel

Um cidadão israelense ficou ferido após os ataques

EFE |

Ao menos quatro foguetes lançados a partir da Faixa de Gaza pelas Brigadas Al Quds, braço armado da Jihad Islâmica, atingiram neste sábado áreas do sul e do centro de Israel em resposta ao ataque horas antes da aviação israelense na faixa, que matou cinco ativistas palestinos e feriu três.

Um cidadão israelense teve ferimentos leves causados pelos foguetes. Os artefatos caíram nesta tarde em ao menos quatro localidades, entre elas Ashdod e Gan Yavne, conforme o site do jornal "Ha'aretz". Um dos foguetes caiu em uma área verde em Ashdod, cidade litorânea a 30 quilômetros ao sul de Tel Aviv, sem gerar qualquer dano.

Outra na região de Gan Yavne, próxima a Ashdod. Um homem de 40 horas foi atingido por estilhaços nas pernas. Os dois últimos tiveram como destino a região de Eshkol, ao noroeste do deserto do Neguev, sem provocar danos.

Em comunicado enviado aos jornalistas em Gaza, as Brigadas Al Quds assumiram a autoria do lançamento de foguetes de longo alcance sobre Ashdod e Gan Yavne.

Declararam que se trata de uma primeira fase da resposta ao ataque da aviação israelense neste sábado contra um campo de treinamento das Brigadas na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, matando cinco e deixando três feridos.

Entre os mortos do ataque israelense, horas antes contra o campo de treinamento de Rafah, estava Ahmed Sheikh Khalil, um veterano dirigente das Brigadas. Por causa dessa agressão o braço armado da Jihad Islâmica, ameaçou com "forte, contundente e pronta" resposta.

Um comunicado do Exército israelense confirmou a operação e afirmou que um avião militar atacou "um esquadrão terrorista" no sul de Gaza que "se preparava para lançar foguetes de longo alcance" contra território israelense.

Segundo o Exército, esse mesmo grupo foi o responsável pelo lançamento de foguetes de longo alcance em direção ao sul de Israel na quarta-feira.

    Leia tudo sobre: ISRAEL PALESTINOS

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG