Responsável israelense analisa plano egípcio para trégua em Gaza

Cairo, 8 jan (EFE).- O chefe da Direção Política do Ministério da Defesa de Israel, Amos Gilad, se reuniu hoje no Cairo com responsáveis egípcios para discutir a iniciativa deste país para uma trégua em Gaza, segundo fontes dos serviços secretos.

EFE |

As fontes explicaram à Agência Efe que Gilad participou de uma longa reunião com dirigentes dos serviços de Inteligência egípcios em uma das sedes deste Corpo.

No final de suas conversas com as autoridades egípcias, o responsável israelense se comprometeu a estudar o plano com a Administração de seu país antes de dar uma resposta sobre sua possível entrada em vigor, disseram as fontes.

O Egito propôs um plano que inclui uma trégua entre Israel e as facções palestinas por um período limitado para abrir caminho para a abertura de passos seguros a fim de entregar ajuda a população da faixa.

A iniciativa inclui ainda uma reunião urgente entre Israel e palestinos para acordar uma série de garantias e compromissos para evitar a repetição da atual escalada em Gaza e analisar as razões da ofensiva.

Hamas e outras nove facções palestinas rejeitaram hoje o plano egípcio ao considerar ele que não tem uma "base válida". EFE hh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG