Responsável iraniano diz que Obama iniciou caminho certo

Teerã, 30 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, empreendeu o caminho correto nas relações com o Irã, mas será preciso mais tempo para ver até onde se pode avançar, disse hoje à Agência Efe um assessor do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

EFE |

"Na mensagem de Obama, há tanto aspectos positivos quanto negativos. Entre os positivos, percebe-se uma mudança de discurso em relação ao Irã, mas não é suficiente", disse Ali Akbar Javanfekr, um dos principais assessores do presidente iraniano.

"É necessário algo mais que palavras, ações que ajudem a acabar com os mal-entendidos históricos entre Irã e Estados Unidos", disse.

Neste sentido, Javanfekr admitiu que, com sua mensagem ao povo iraniano por ocasião do Ano Novo persa, Obama "empreendeu o caminho correto, mas será preciso dar mais tempo".

Irã e EUA romperam relações diplomáticas em abril de 1980, uma vez consolidada a vitória da Revolução Islâmica que derrubou a autocracia do último xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohamad Reza Pahlevi.

Logo após chegar à Casa Branca, Obama expressou seu desejo de abrir um novo capítulo nas relações com o Irã, se Teerã optasse por uma certa flexibilidade e moderação. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG