Responsável da AIEA chega a Teerã para consultas sobre programa nuclear

Teerã, 18 ago (EFE).- O diretor adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen, chegou hoje a Teerã para uma nova rodada de consultas com as autoridades iranianas sobre seu programa nuclear, informaram fontes oficiais.

EFE |

A agência oficial "Irna", ao anunciar a visita de Heinonen, disse que ele se reuniu hoje mesmo com o vice-presidente do Organismo da Energia Atômica no Irã, Mohamad Saeedi, e com o representante permanente do Irã na AIEA, Ali Ashgar Soltanieh.

Heinonen esteve na capital iraniana em 7 e 8 de agosto para realizar consultas com o Governo de Teerã, que foram qualificadas pelas autoridades iranianas como "construtivas". Não foi informado quanto tempo Heinonen ficará desta vez na capital.

A "Irna" lembra que o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, deve apresentar em setembro um relatório sobre o programa nuclear perante o Conselho da organização.

Vários países ocidentais temem que o programa nuclear do Irã esconda a tentativa do Governo de Teerã de obter armamento nuclear, e mantêm sanções econômicas e tecnológicas contra este país.

No entanto, o Governo de Teerã sustenta que seu programa de enriquecimento de urânio tem fins pacíficos, e que não está disposto a renunciar a ele. EFE ag/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG