em frangalhos , diz Rice - Mundo - iG" /

Reputação da Rússia está em frangalhos , diz Rice

A reputação da Rússia está em frangalhos depois de Moscou ter enviado suas forças à Geórgia, e ela terá que enfrentar as conseqüências de suas ações, afirmou neste domingo a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

AFP |

"Qualquer noção de que a Rússia é um Estado responsável, pronto para integrar as instituições internacionais, políticas, diplomáticas e econômicas, que a Rússia é um país diferente (...), esta reputação está em frangalhos", declarou Rice à rede de televisão Fox.

"A Rússia não pode fazer um uso desproporcionado da força e ao mesmo temmpo ser bem-vinda nos círculos das instituições internacionais. Isso não vai ficar assim", avisou a secretária de Estado à rede NBC.

"A Rússia vai pagar um preço. Vamos examinar com nossos aliados e de forma bilateral as conseqüências das ações da Rússia, em relação a sua integração nas instituições", concluiu.

Para Rice, os russos "cometeram um grande erro" ao lançar uma operação militar na Geórgia, depois de Tbilisi ter tentado retomar o controle da região separatista da Ossétia do Sul na madrugada de 8 de agosto.

"Se os russos agiram desta forma para intimidar, eles não fizeram nada além de reforçar a determinação de seus vizinhos", considerou Rice.

vog/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG