Republicanos vencem democratas em eleições locais nos EUA

O Partido Republicano foi vencedor em duas eleições-chave para governador nos Estados Unidos, um anos após a eleição do democrata Barack Obama para a presidência do país. Os candidatos republicanos Bob McDonnell e Chris Christie ganharam as eleições respectivamente nos Estados de Virgínia e Nova Jersey - este um tradicional reduto democrata.

BBC Brasil |

Em Nova York, o prefeito independente Michael Bloomberg obteve apertada vitória sobre o candidato democrata Bill Thompson , conquistando um terceiro mandato.


Michael Bloomberg agradece a seus eleitores

No Estado de Maine, os eleitores rejeitaram em referendo a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovada pelos legisladores do Estado no início do ano.

A lei foi suspensa depois que conservadores lançaram uma petição para rejeitá-la em referendo.

Apesar de as disputas para governador terem sido dominadas por questões locais, analistas afirmam que a vitória poderá levantar a moral do partido republicano antes das eleições de 2010, as chamadas eleições de metade de mandato.

No ano que vem, toda a Câmara dos Representantes, cerca de um terço do Senado e dois terços dos cargos de governador serão eleitos.

Golpe para os democratas

Em Nova Jersey, o governador do Partido Democrata Jon Corzine travou uma dura batalha contra o rival republicano Chris Christie, não apenas atacando suas ligações com o ex-presidente George W. Bush e sua opinião sobre aborto e saúde pública, mas também zombando de seu peso.

Mas com a maior parte dos votos apurados, Christie estava na frente com cerca de 50% dos votos, quando Corzine admitiu a derrota. Ele prometeu trabalhar com Christie para garantir uma transição tranquila.

Para analistas, a derrota em Nova Jersey é um golpe para os democratas, especialmente depois que o presidente Obama se empenhou pessoalmente na campanha, viajando a Nova Jersey.

Na Virgínia, o candidato do Partido Democrata Creigh Deeds telefonou para McDonnell, ex-procurador geral, para lhe dar os parabéns. Com cerca de 80% dos votos apurados, o candidato republicano estava na frente com cerca de 60%.

No ano passado, Obama foi o primeiro candidato presidencial a vencer no Estado desde 1964, mas os últimos dois governadores de Virgínia eram do Partido Democrata.

Mas eleitores independentes, que no ano passado votaram em Obama, apoiaram o candidato republicano nesta disputa.

Leia mais sobre Estados Unidos

    Leia tudo sobre: eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG