Templo de Obama - Mundo - iG" /

Republicanos ironizam Templo de Obama

Os republicanos, que normalmente já fazem piada com a aura auto-estabelecida de salvador da pátria do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, se divertiam nesta quarta-feira ironizando seu esperado discurso na Convenção Nacional Democrata, comparando o evento - que será realizado na quinta-feira em um estádio de futebol americano - a um culto religioso num templo.

AFP |

Obama aceitará formalmente a indicação do partido para concorrer à Casa Branca nas eleições de novembro, acompanhado pelos mais de 70.000 partidários que lotarão o Invesco Field, casa dos Denver Broncos, time de futebol da cidade onde acontece a convenção.

Fotografias e um vídeo aéreo do estádio sendo preparado para o discurso mostram uma cortina em forma de curva, com estruturas semelhantes a colunas, sugerindo uma construção clássica, como um templo grego ou romano.

A cortina também pode evocar o Lincoln Memorial, em Washington, onde o líder negro e ícone dos direitos civis nos EUA, Martin Luther King, fez o discurso que se tornou histórico com a célebre frase "I have a dream" ("Eu tenho um sonho") - exatamente 45 anos antes da fala de Obama na convenção democrata.

Antecipando-se ao discurso do candidato democrata, os republicanos lançaram uma edição especial da newsletter virtual do partido, a "Audacity Watch", intitulada "The Temple of Obama" ("O Templo de Obama"), na qual exemplos da 'insolência' da campanha de Obama são apontadas em meio a descrições irônicas do evento de quinta-feira.

O candidato republicano, John McCain, também falou do 'templo' de Obama num blog de seu site oficial.

A campanha de McCain já havia lançado uma série de vídeos de campanha fazendo piadas com o estilo retórico usado por Barack Obama em suas falas.

Em um dos vídeos, intitulado "The One" ("O Escolhido"), Obama é retratado como uma figura quase religiosa que "se ungiu" para liderar o mundo.

Leia mais sobre John McCain

    Leia tudo sobre: john mccainmccainobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG