Republicanos dos EUA elegem o primeiro presidente negro

Washington, 30 jan (EFE).- O Comitê Nacional Republicano (RNC) elegeu hoje Michael Steele como o primeiro presidente negro da organização política, em um momento em que os republicanos discutem seu futuro, após sua derrota eleitoral em novembro do ano passado.

EFE |

O RNC fornece a liderança nacional para o Partido Republicano e está a cargo do desenvolvimento e promoção da plataforma política do partido, além da coordenação da estratégia eleitoral e de arrecadação de fundos.

Steele, ex-vice-governador de Maryland, atingiu 91 votos na quinta rodada de votos, vencendo a seu principal rival, Katon Dawson.

O líder afro-americano, que durante algum tempo foi presidente do partido republicano de Maryland, se destacou por seu carisma, sua oratória e suas credenciais conservadoras.

Steele substitui no cargo Mike Duncan, quem estava na frente na primeira rodada de votos, mas no final não atingiu os 85 mínimos necessários para ganhar a Presidência do RNC, integrado por 168 membros.

O dirigente do RNC é selecionado pelo presidente quando os republicanos controlam a Casa Branca, caso contrário são os comitês estaduais do partido que o fazem.

Duncan foi selecionado em janeiro de 2007 pelo então presidente George W. Bush e seu principal assessor político, Karl Rove. EFE mp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG