Expectativa é que vitória de Romney em algum dos Estados do sul dos EUA impulsione campanha de pré-candidato rumo à nomeação

Pré-candidatos republicanos se enfrentam na noite desta terça-feira no sul dos Estados Unidos, uma região tradicionalmente conservadora do país. Espera-se que o ex-governador de Massachussetts Mitt Romney vença no Alabama ou Mississipi, impulsionando sua campanha rumo à nomeação do Partido Republicano para enfrentar o presidente americano, Barack Obama , na eleição de novembro .

Prévias: Apesar de vencer Superterça, Romney continua longe de candidatura

Depois de vencer em seis Estados na Superterça , o ex-governador lidera em número de delegados para a convenção nacional republicana, que será sediada em Tampa, na Flórida, no mês de agosto. Romney tem de vencer os rivais Rick Santorum e Newt Gingrich, que buscam destaque nos Estados conservadores do sul, que representam um desafio para o multimilionário Romney, cuja imagem de moderado desagrada a extrema direita republicana.

Eleitor no Alabama conclama moradores de Chilton a votar na prévia desta terça-feira
AP
Eleitor no Alabama conclama moradores de Chilton a votar na prévia desta terça-feira
A ala tradicionalmente conservadora republicana tem resisitido a apoiar Romney, desconfiando de posições passadas do candidato sobre temas sociais como aborto e casamento gay. Ele venceu na Flórida , que geograficamente localiza-se no sul do país, mas política e culturalmente não fazem parte do tradicional sul dos EUA.

Uma vitória no Mississipi ou Alabama poderia representar um importante avanço para Romney, minimizando preocupações de que o republicano mórmon não pode ganhar apoio de eleitores mais consevadores e evangélicos. Romney, que não planejou estar em nenhuma das votações desta terça-feira, já está de olho na voração de sábado no Missouri e na de domingo em Porto Rico.

Gingrich, ex-presidente da Câmara, faz de tudo para manter sua candidatura. Santorum, que no sábado venceu o caucus (assembleia partidária) do Kansas , busca convencer os eleitores republicanos de que Romney não pode obter apoio da ala conservadora do partido. “As pessoas do Mississipi e do Alabama querem um conservador”, disse o republicano em Biloxi, Mississipi.

O pré-candidato tem apoio do governador do Alabama, Robert Bentley, que já declarou publicamente apoio a Santorum, quem considera “o mais conservador na corrida presidencial republicana”.

O quarto pré-candidato republicano Ron Paul está na competição desta terça-feira, mas não apresenta grandes chances.

Romney tem mais delegados do que quaisquer de seus rivais. De acordo com a Associated Press, o ex-governador de Massachussets conquistou até agora 454 delegados de 1.144 necessários para a nomeação do partido. Os rivais Santorum tem 217, enquanto Gingrich possui 107 e Paul, 47.

Obama

As primárias desta terça no Alabama e Mississipi ocorrem no momento em que novas pesquisas de opinião mostram queda na popularidade de Obama, um declínio eu coincide com o rápido aumento dos preços da gasolina como resultado da onda de turbulência no Oriente Médio . O conflito político no Oriente Médio e no norte da África foi exacerbado nas últimas semanas pelo medo de que Israel estivesse preparando um ataque militar contra as instalações nucleares do Irã.

Eleição: Campanha de Obama se esforça para atrair eleitorado de 2008

Segundo uma pesquisa feita pelo jornal americano Washington Post e pela ABC News, 46% dos entrevistados aprovam as medidas do governo de Obama em relação ao desemprego contra 50% que desaprovam. Uma pesquisa feita em conjunto pelo New York Times e pela CBS reveleram que Obama tem 41% de aprovação enquanto 47% o desaprovam. Uma consulta feita pelo Instituto Gallup mostra a taxa de aprovação de Obama em 47%.

*Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.