Republicano questiona Fundação Clinton em audiência sobre Hillary

Washington, 13 jan (EFE).- Richard Lugar, o republicano mais proeminente do Comitê de Assuntos Exteriores do Senado, questionou hoje as atividades filantrópicas de Bill Clinton durante a audiência de confirmação de Hillary Clinton como secretária de Estado.

EFE |

A arrecadação de fundos da fundação beneficente presidida pelo ex-presidente é um dos poucos assuntos polêmicos no processo de confirmação de Hillary, que, apesar disso, deve conseguir a ratificação do Senado.

"O problema é que os Governos e entidades estrangeiras podem ver a Fundação Clinton como uma forma de obter favores da secretária de Estado", disse em seu depoimento Lugar, que pediu maior "transparência" da fundação.

No entanto, Lugar disse que Hillary está "totalmente preparada para conseguir a cooperação mundial em milhares de assuntos que requerem (...) atenção urgente".

O presidente do comitê, o democrata John Kerry, reconheceu que ainda há perguntas pendentes sobre as atividades de arrecadação de Bill Clinton, mas insistiu em que, com Hillary como chefe da diplomacia dos Estados Unidos, o país conseguirá melhorar sua danificada imagem no mundo.

Se obtiver a esperada aprovação do Comitê de Assuntos Exteriores, é possível que a senadora seja confirmada pelo plenário do Senado antes do final do mês. EFE tb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG