Reince Priebus, chefe do Comitê Nacional do partido, diz que presidente 'abandonou o barco' como comandante de navio naufragado

O chefe do Comitê Nacional do Partido Republicano, Reince Priebus, comparou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao capitão Francesco Schettino , comandante do navio Costa Concordia, que naufragou na Itália no dia 13 de janeiro.

Leia também: Saiba mais sobre o capitão do Costa Concordia, que naufragou na Itália

O capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, é preso pela polícia italiana em Grosseto (14/01)
AFP
O capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, é preso pela polícia italiana em Grosseto (14/01)

O comentário foi feito durante entrevista ao programa “Face the Nation”, exibida pela rede CBS News no domingo, quando Priebus foi questionado sobre se a troca de ataques entre os pré-candidatos republicanos à presidência dos EUA pode prejudicar o partido nas eleições gerais , marcadas para novembro.

Priebus afirmou que após as primárias o partido se unirá para vencer Obama, que tentará a reeleição.

“No fim, tudo isso (as brigas entre republicanos) vai ser coisa do passado e estaremos falando do nosso pequeno capitão Schettino, que é o presidente Obama, que está abandonando o barco aqui nos Estados Unidos”, afirmou. “Ele está mais interessado em fazer campanha do que seu trabalho como presidente.”

Saiba mais: Tudo sobre as eleições dos EUA

Schettino foi detido um dia depois do acidente com o Costa Concordia, que deixou ao menos 16 mortos . Ele é acusado de homicídio culposo múltiplo (sem intenção de matar), naufrágio e abandono do navio, crimes pelos quais pode ser condenado a até 15 anos de prisão. O capitão nega as acusações.

A comparação feita por Priebus provocou indignação no Comitê Nacional do Partido Democrata, que considerou a declaração “vergonhosa”.

O apresentador do programa, Bob Schieffer, pareceu não acreditar na resposta de Priebus e perguntou, rindo: “O que foi que você disse? Você chamou o presidente de quê?”

Priebus então respondeu: “O chamei de capitão Schiettino, aquele que abandonou o navio na Itália. Esse é nosso presidente: ele está abandonando o povo americano ao não fazer seu trabalho e correr pelo país fazendo campanha.”

Com AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.