Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

República Tcheca terá eleições legislativas em maio

Praga, 5 fev (EFE).- A República Tcheca realizará eleições legislativas nos dias 28 e 29 de maio, das quais deverá surgir um novo Executivo que dará fim ao Governo interino que rege o país desde maio de 2009.

EFE |

A data do pleito foi anunciada hoje pelo presidente do país, Vaclav Klaus.

"Escolhi como data para as eleições a mais próxima do final da legislatura para evitar encurtar o mandato parlamentar para o qual os deputados foram escolhidos", declarou o chefe do Estado em comunicado.

Após a queda da coalizão de centro-direita em março de 2009 devido a uma moção de censura do Executivo, os partidos políticos definiram a formação de um Governo de transição formado por independentes, que governaria até as previstas eleições em outubro.

No entanto, essa data, fixada por Klaus, foi impugnada e mais tarde declarada como ilegal pelo Tribunal Constitucional, o que prolongará o mandato do Executivo de transição liderado por Jan Fischer até maio.

Assim, os tchecos escolherão em maio os 200 membros da Câmara baixa, da qual surgirá um novo Executivo político.

As pesquisas de intenções de voto favorecem atualmente o Partido Social-Democrata (CSSD), com 30%, seguido de perto pelo conservador Partido Democrático Cidadão (ODS).

Após a previsível derrota eleitoral dos Verdes, a grande surpresa seria a entrada na câmara do conservador TOP 09, liderado pelo ex-ministro de Assuntos Exteriores Karel Schwarzenberg. EFE gm-as/bba

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG