Representantes de Egito e Israel conversam sobre trégua com palestinos

Cairo, 25 mai (EFE).- O chefe dos serviços secretos do Egito, Omar Suleiman, e o responsável do Departamento Político do Ministério da Defesa de Israel, Amos Gilad, conversaram hoje no Cairo sobre a trégua que está sendo negociada entre palestinos e israelenses.

EFE |

Segundo a agência oficial de notícias egípcia "Mena", Gilad, em sua breve visita à capital egípcia, analisou com Suleiman as fórmulas que permitam superar os obstáculos que impedem conseguir a trégua, sem que se saiba se conseguiram alguns avanços.

Uma fonte oficial egípcia entrevistada pela "Mena" afirmou que Suleiman mantém intensos contatos com as partes palestinas e israelenses envolvidas para fechar a brecha que os separa a fim de conseguir uma trégua o mais rápido possível para terminar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza.

A visita de Gilad acontece pouco depois que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, advertiu na reunião semanal do Conselho de Ministros que, se a mediação egípcia fracassar, Israel procederá "por outros meios à calma e à segurança completa nas comunidades do sul".

A proposta egípcia, aceita por todas as milícias palestinas, consiste em que Israel interrompa suas operações militares em Gaza e suspenda o bloqueio econômico à Faixa em troca de os grupos palestinos colocarem fim ao lançamento de foguetes a partir de seu território contra as localidades israelenses vizinhas.

A principal divergência entre as partes reside em que Israel exige a inclusão no acordo da libertação do soldado Gilad Shalit, seqüestrado desde junho de 2006 por milícias palestinas, entre elas o braço armado do Hamas, as Brigadas de Ezzedin al-Qassam.

Esse ponto foi rejeitado pelas milícias por considerar que a libertação de Shalit tem um preço a mais: a libertação de mil dos 11 mil presos palestinos em Israel, algo que o Governo israelense se nega categoricamente. EFE aj/wr/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG