Representantes da UE e do Mercosul conversam sobre cúpula bilateral

Bruxelas, 2 abr (EFE).- Representantes de alto nível da União Européia e do Mercosul iniciaram hoje uma reunião de três dias para avaliar o estado das negociações entre os dois blocos e estudar a possibilidade de uma cúpula bilateral em maio.

EFE |

No encontro será estudada a situação da negociação para um acordo de associação política e comercial, que está bloqueada desde o final de 2006, mas que se tenta reativar durante este mês, disseram fontes européias.

Pela UE participam os diretores gerais de Relações Exteriores e de Comércio da Comissão Européia (que negocia em nome da União), enquanto pelo lado sul-americano estão presentes os coordenadores nacionais para o Mercosul e o secretário de Assuntos Econômicos da Chancelaria argentina, Alfredo Chiaradia.

As negociações entre Bruxelas e Mercosul começaram na capital européia em novembro de 1999 e, embora tenham acontecido avanços, registraram vários momentos de estagnação por causa de diferenças comerciais.

A UE e os países que fazem parte do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - têm praticamente combinados dois dos três capítulos do acordo, o político e o social, mas mantêm diferenças quanto a tarifas e proteções para os produtos agrícolas dentro da questão comercial.

A estagnação de final de 2006 aconteceu por causa de divergências em especial de comércio de bens industriais e de bens agrícolas, principal interesse dos sul-americanos.

Com relação à reunião de líderes, aconteceria de forma paralela à cúpula entre a UE e América Latina e o Caribe que será realizada em Lima nos dias 16 e 17 de maio.

Por ocasião desta reunião a União Européia já programou reuniões paralelas em nível de chefes de Estado com outros grupos de países latino-americanos ou em nível individual.

Além disso, a UE mantém negociações com o Mercosul para acordos de associação com a América Central e a Comunidade Andina de Nações.

As reuniões de Bruxelas desta semana acontecem enquanto uma delegação de membros do Parlamento Europeu está na Argentina, aonde chegou na última segunda e ficará até sexta-feira para sondar a vontade política do Mercosul de reavivar as negociações para o acordo de associação política e comercial com a UE. EFE rcf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG