Representante dos EUA para C.do Norte inicia segunda-feira 1ª viagem à região

Washington, 27 fev (EFE).- O novo representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, iniciará na segunda-feira sua primeira viagem à região, com escalas em Pequim, Tóquio e Seul, onde consultará com as autoridades sobre o futuro do diálogo nuclear.

EFE |

O Departamento de Estado informou hoje que Bosworth ficará na região até o próximo dia 10 e que não irá a Moscou como tinha dito previamente a secretária de Estado, Hillary Clinton, mas as autoridades russas se unirão às conversas de seus parceiros no diálogo de seis lados na região.

O propósito da viagem de Bosworth é abordar com Japão, China, Rússia e Coreia do Sul os próximos passos a dar para levar adiante o processo de diálogo.

O representante especial planeja fazer contatos com a Coreia do Norte sobre a desnuclearização, mas por enquanto não quis revelar se vão acontecer durante esta viagem.

Bosworth, que foi nomeado para o cargo na semana passada, vai se encarregará de coordenar os esforços governamentais para frear o programa nuclear de Pyongyang e as atividades de proliferação de tecnologia sensível.

O decano da Fletcher School of Law and Diplomacy da Universidade de Tufts (Massachusetts), de 69 anos, trabalhará com o responsável de Assuntos Coreanos do Departamento de Estado, Sung Kim, que será o enviado especial às conversas de seis lados. EFE cae/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG