Representante do Vaticano na Terra Santa leva ajuda humanitária a Gaza

Cidade do Vaticano, 21 jan (EFE).- O núncio vaticano na Terra Santa, o arcebispo Antonio Franco, levou hoje pessoalmente a Gaza a ajuda humanitária enviada pelo papa Bento XVI, e afirmou que espera que a chegada de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos marque uma mudança no Oriente Médio.

EFE |

"Esperemos que a política tente dar uma resposta, sem cair em jogos de poder e de interesses. É urgente se ocupar dos direitos, das exigências e das aspirações do povo", afirmou Franco, segundo informou a "SIR", a agência da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

"Acho que Obama ontem (terça-feira) ressaltou: fazem falta soluções de verdade para os problemas que afligem à humanidade", acrescentou.

O arcebispo contou que tinha visitado o centro de Gaza, "onde vi muita destruição, embora os danos mais graves estejam na periferia", e ressaltou que "parece que a retirada das tropas israelenses está prestes a se completar".

Franco oficiou uma missa na paróquia da Santa Família. "Levei à população de Gaza as preces, a solidariedade e a proximidade do papa, assim como uma ajuda pessoal do pontífice para aliviar o sofrimento destes dias", destacou.

"A solidariedade é fundamental neste momento, já que é um instrumento útil para criar as condições de paz e de reconciliação", acrescentou o embaixador do Vaticano na Terra Santa.

O núncio, segundo contou a "SIR", se reuniu com o padre Manuel Musallan, da paróquia de Gaza, e com religiosas e religiosos que prestam seus serviços na região, e lhe contaram os sofrimentos pelos quais a população passa.

Segundo o arcebispo, na população é possível perceber a esperança de que a trégua se mantenha, que se recupere a vida "mais ou menos normal" e que se chegue a alcançar uma verdadeira paz.

"Há vontade de paz, as pessoas estão cansada dessa situação e da incerteza pelo amanhã. Nessa perspectiva, a chegada de Obama à Presidência dos EUA pode marcar uma mudança", ressaltou o núncio.

EFE jl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG