Representante da UE garante que bloco trabalhará por paz no O.Médio

Jerusalém, 11 jun (EFE).- O alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, afirmou hoje que o bloco trabalhará duro pelo reatamento das negociações de paz entre palestinos e israelenses.

EFE |

Ele fez a declaração após se reunir hoje à tarde em Ramala, na Cisjordânia, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, no marco de uma viagem pelo Oriente Médio para redobrar os esforços europeus para impulsionar o processo negociador na região, que permanece bloqueado desde o começo do ano.

O encontro entre Solana e Abbas estava previsto para amanhã, mas foi antecipado por questões de agenda.

O chefe da diplomacia europeia se reuniu na quarta-feira com os principais dirigentes israelenses: o presidente, Shimon Peres; o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu; e o ministro de Exteriores, Avigdor Lieberman.

Após se reunir com os líderes israelenses, Solana expressou sua confiança em que Netanyahu manifeste a aceitação da fórmula de dois Estados no discurso que o primeiro-ministro de Israel, que resistiu até agora a essa possibilidade, fará no domingo para apresentar seu "plano de paz e segurança".

"É o que esperamos ouvir e tenho certeza de que escutaremos algo dessa natureza", disse Solana.

Após concluir sua estadia em Israel e na Cisjordânia, o chefe da diplomacia da UE deve prosseguir amanhã viagem pela região, com escalas no Líbano e no Egito. EFE nm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG