Repetição de votação na Macedônia termina sem incidentes

Skopje, 15 jun (EFE).- Os colégios eleitorais do norte e noroeste da Macedônia encerraram hoje as eleições parlamentares que nessas regiões de maioria albanesa tiveram que ser repetidas devido a incidentes no pleito de 1º de junho.

EFE |

Cerca de 8% dos eleitores cadastrados (161.874 eleitores) votaram durante 12 horas em 187 colégios eleitorais.

Os primeiros resultados devem ser divulgados por volta das 21h (16h, Brasília).

Segundo a Comissão Eleitoral local, cerca de duas horas antes do final das votações a participação era de 43,22%.

O presidente da comissão, Jovan Josifovski, disse que a votação transcorreu hoje com calma e em um ambiente democrático, e poucos incidentes foram registrados.

Dez pessoas foram detidas, algumas por irregularidades e ameaças a membros da Comissão Eleitoral, e outras que já eram procuradas por incidente durante o pleito parlamentar de 1º de junho.

Três colégios não abriram suas portas hoje devido ao desaparecimento de algumas cédulas e outro por uma discordância entre membros da Comissão Eleitoral.

Segundo Josifovski, juntos os quatro colégios têm 3.213 eleitores.

Os observadores nacionais e estrangeiros supervisionaram hoje a votação nessas zonas, que foram vigiadas por amplo aparato policial.

Os albaneses representam aproximadamente 25% dos dois milhões de habitantes da Macedônia.

As eleições parlamentares foram adiantadas para 1º de junho devido à crise política gerada nos últimos meses depois da proclamação da independência unilateral de Kosovo e do bloqueio grego à adesão da Macedônia à Organização do Tradado do Atlântico Norte (Otan).

No último dia 1º, das 120 cadeiras disputadas no Parlamento, a governante e conservadora Organização Revolucionária Macedônia Interna-Partido Democrático pela Unidade Nacional da Macedônia (VMRO-DPMNE) ganhou 64, enquanto a opositora União Social-Democrata da Macedônia (SDSM) contará com 28. EFE Ib/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG