REPERCUSSÃO-Líderes mundiais comentam eleição de Obama nos EUA

SINGAPURA (Reuters) - O democrata Barack Obama venceu na terça-feira uma extraordinária luta de dois anos pela Casa Branca, batendo o republicano John McCain para se tornar o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. A seguir, delcarações de líderes mundiais:

Reuters |

NICOLAS SARKOZY, PRESIDENTE DA FRANÇA

"Com o mundo em meio a turbulência e dúvidas, o povo americano, fiel aos valores que sempre definiram a identidade da América, expressou com força sua fé no progresso e no futuro.

"Em uma época em que nós devemos encarar grandes desafios juntos, sua eleição fez nascer uma enorme esperança na França, na Europa e mais além. França e Europa... encontrarão uma nova energia para trabalhar com os Estados Unidos para preservar a paz e a prosperidade mundial."

STEPHEN HARPER, PRIMEIRO-MINISTRO DO CANADÁ

"Eu estou ansioso para encontrar-me com o presidente eleito, de modo que possamos continuar a estreitar os laços especiais que existem entre o Canadá e os Estados Unidos.

"Nas semanas e meses à frente, autoridades e diplomatas canadenses estarão trabalhando próximo a membros da equipe de transição do presidente eleito Obama. Ministros do nosso governo estão ansiosos por construir uma forte relação de trabalho com seus parceiros em um novo gabinete de Obama."

HELEN CLARK, PRIMEIRA-MINISTRA DA NOVA ZELÂNDIA

"O governo da Nova Zelândia está muito ansioso para trabalhar com a nova administração Obama.

"O senador Obama assumirá o cargo em uma conjuntura crítica. Há muitos desafios a fazer pressão sobre a comunidade internacional, incluindo a crise financeira global e o aquecimento global. Nós estamos ansiosos por trabalhar próximo ao presidente eleito Obama e sua equipe para tratar desses desafios."

EMBAIXADOR PAQUISTANÊS EM WASHINGTON

"O presidente (Asif Ali) Zardari expressou esperança que as relações entre os Estados Unidos e o Paquistão sejam intensificadas sob a nova liderança americana que recebeu seu mandato popular nas eleições de terça-feira. "

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG