René Préval confirma presença na 1ª cúpula Brasil-Caricom

Brasília, 23 abr (EFE).- O presidente do Haiti, René Préval, confirmou sua assistência à primeira Cúpula Brasil-Caricom, que será realizada na próxima segunda-feira em Brasília, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Além disso, estarão presentes autoridades de Antígua, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname e Trinidad e Tobago, países que, junto com o Haiti, formam a Comunidade do Caribe (Caricom, na sigla em inglês).

A reunião, que acontecerá no Palácio do Itamaraty, será liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que convocou o encontro com a intenção de criar pontes entre seu país e as nações do Caribe.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula focará na busca de ferramentas para reforçar a cooperação nas áreas de saúde, agricultura, educação, formação profissional, turismo e meio ambiente, entre outras.

Além disso, será discutida a criação de um mecanismo de consultas políticas permanentes entre o Brasil e a Caricom, além de ferramentas de cooperação conjunta para reforçar a ajuda que o Haiti necessita após o terremoto de janeiro.

A cúpula contará com a presença do secretário-geral da Caricom, Edwin Carrington, e representantes da Organização dos Estados do Caribe Ocidental (OECS, na sigla em inglês) e de outras organizações multilaterais caribenhas.

Durante a reunião também serão analisadas maneiras de potencializar o comércio entre Brasil e os países da Caricom, que em 2009 chegou a US$ 5,2 bilhões. EFE ed/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG