Renault-Nissan se associa a Tennessee para fabricar carros não poluentes

O fabricante de automóveis japonês Nissan e seu acionista francês Renault formaram uma sociedade com o estado de Tennessee, onde montaram um nova fábrica, para promover um projeto de veículos com zero emissão de gases poluentes, anunciaram nesta terça-feira.

AFP |

O anúncio se inscreve num programa de desenvolvimento, em cinco anos, de automóveis não poluentes, anunciado pela Nissan em maio, destacou um comunicado.

O construtor quer lançar seus veículos com "zero emissão" de C02 em 2010 nos Estados Unidos e em 2012 no restante do mundo.

A associação com as autoridades de Tennessee prevê a promoção destes veículos e o compromisso de "explorar as pistas pelas quais o Estado pode favorecer o desenvolvimento de infra-estruturas para os veículos".

As modalidades financeiras da sociedade não foram divulgadas. O projeto prevê a participação de outros sócios, como a companhia pública Tennessee Valley Authority (TVA), um dos maiores produtores mundiais de eletricidade de origem hidráulica.

A Renault-Nissan não limita seu programa de veículos "limpos", batizado ZEV (Zero Emission Vehicle), somente aos Estados Unidos. O grupo lançou recentemente projetos similares em Israel, Dinamarca e Portugal.

aa/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG