Remédio contra diabetes pode combater câncer

Barcelona, 21 jan (EFE).- Pesquisadores espanhóis descobriram que a metformina, um dos remédios mais utilizados no tratamento do diabetes do tipo 2, tem um efeito anticancerígeno nos tumores de mama.

EFE |

Estudos anteriores já haviam demonstrado que os pacientes c om diabetes tratados com este remédio tinham risco menor de sofrer um câncer de mama.

As pesquisas agora realizadas reforçam a hipótese que a causa de alguns tumores são alterações no metabolismo das células, que seriam parecidas às que causam doenças como obesidade e diabetes.

Neste sentido, os dois estudos agora apresentados apontam que os medicamentos contra estas doenças poderiam ser úteis também para combater o câncer, e que o mecanismo descoberto também poderia ser muito útil em outros tecidos, como o cardíaco.

As pesquisas foram feitas por cientistas do Instituto Catalão de Oncologia (ICO) de Girona e do Instituto de Pesquisa Biomédica de Girona Dr. Josep Trueta (IdIBGi) e realizadas em cultivos de células tumorais.

Ambas as pesquisas, dirigidas pelo espanhol Javier Menéndez, foram publicadas simultaneamente nas revistas "Cell Cycle" e "Annals of Oncology". EFE saf/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG