Relatório diz que Irã ainda expande programa nuclear

Washington - O governo dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que o último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) demonstra que o Irã continua expandindo seu programa nuclear, apesar de apontar para um arrefecimento na produção de material nuclear.

EFE |

Ian Kelly, porta-voz do departamento de Estado, reconheceu que o Irã deu mais acesso a suas instalações aos inspetores da ONU que no passado, mas destacou que esses passos "são muito curtos" para a cooperação total que se demanda do Irã.

"O relatório claramente mostra que o Irã continua ampliando seu programa nuclear", destacou o funcionário, dizendo que o país continua instalando centrífugas, enriquecendo urânio e construindo um reator.

Além disso, o Governo de Teerã, que insiste em que seu programa atômico tem fins civis, continua sem explicar "seus antigos trabalhos para desenvolver uma ogiva nuclear e outras dimensões militares possíveis de seu programa nuclear", disse Kelly.

O relatório da AIEA assinala que o Irã desacelerou o ritmo de produção de urânio enriquecido pela primeira vez em anos, embora o objetivo final de seus esforços atômicos continua sendo duvidoso.

Teerã deu acesso aos inspetores da ONU a seu complexo nuclear de Natanz, mas não respondeu a suas questões sobre os possíveis aspectos militares do programa, segundo o relatório.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: aieairãnuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG