Relatório da ONU atesta que programa nuclear é pacífico, diz Irã

TEERÃ - O Irã disse neste sábado que a agência de energia atômica da ONU confirmou o caráter pacífico de seu programa nuclear, e prometeu resistir à pressão política para alterá-lo, segundo uma agência local de notícias.

Reuters |

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou na sexta-feira que o Irã desacelerou a expansão do enriquecimento de urânio e atendeu a algumas demandas por transparência, mas ressalvou que parece ter credibilidade a acusação de que o país pesquisou a construção de bombas atômicas.

"O relatório enfatizou (...) que as atividades nucleares do Irã são pacíficas", disse o enviado do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, de acordo com a agência Fars.

"Ele mostra que o Irã continuou a cooperar com a agência (...) Mas ao mesmo tempo não vai aceitar qualquer pressão política para tomar medidas além de seus compromissos legais".

O relatório da AIEA servirá de base para as negociações, marcadas para 2 de setembro, sobre a adoção de sanções mais pesadas contra o Irã por meio da ONU. O Ocidente teme que o programa nuclear iraniano sirva para a produção de bombas.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG