todo tipo de prisões em Cuba - Mundo - iG" /

Relator da ONU afirma que visitará todo tipo de prisões em Cuba

Viena, 29 jan (EFE).- O relator das Nações Unidas para a Tortura, Manfred Nowak, afirmou hoje que, durante sua visita a Cuba, quer visitar todo tipo de prisões e presos, e destacou que seu convite é um grande avanço para as relações entre a ilha caribenha e a Comissão de Direitos Humanos da ONU.

EFE |

Em declarações à Agência Efe em Viena, o jurista austríaco disse que visitará "sem aviso prévio" vários centros de detenção, "sejam da Polícia, da Justiça ou psiquiátricos", e todo tipo de presos, "inclusive os políticos".

"O Governo cubano conhece perfeitamente minhas condições para visitar um país. Quero me reunir a sós com os presos e seus parentes", disse Nowak.

Além disso, o relator explicou que quer se reunir com diversas ONGs e com membros da direção cubana, como o presidente do país, Raúl Castro, e o ministro de Exteriores, Felipe Pérez Roque, entre outros.

O representante da ONU explicou que sua visita a Cuba durará "em torno de uma semana" e ocorrerá, com certeza, "ao longo deste ano", dependendo de sua agenda pessoal e da do Governo cubano.

O relator destacou sua satisfação com o convite de Cuba e lembrou que tinha pedido "há muito tempo" para ir ao país caribenho.

Segundo Nowak, sua viagem a Cuba é um sinal de mudança, após a saída de Fidel Castro e a chegada ao poder do novo presidente americano, Barack Obama.

No entanto, Elizardo Sánchez, líder da Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), vê como "positiva" a decisão do Governo cubano, junto com a promessa de ratificar a convenção internacional sobre desaparecimentos forçados. EFE jk/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG