Relações entre Índia e Estados Unidos são muito imporantes, diz Obama

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, que os laços entre ambos países constituem uma associação muito importante, anunciou nesta quarta-feira um comunicado do governo indiano.

AFP |

Obama ligou para Singh para dizer que seu novo governo quer trabalhar com a Índia em relação a todos os assuntos internacionais, segundo o comunicado.

O premier respondeu que as relações bilaterais são muito boas. "Mas não podemos estar contentes com o statu quo", acrescentou.

Obama indicou que deseja ir à Índia já no início de sua presidência.

A imprensa indiana sugeriu nos últimos dias que Barack Obama teria ignorado os indianos ao telefonar antes para outros dirigentes do planeta, como o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, vizinho e irmão inimigo da Índia.

Na segunda-feira Singh assegurou que o presidente eleito teria tentado contactá-lo, mas que ele se encontrava nos países do Golfo.

Em 5 de novembro, o chefe de Governo indiano saudou a "extraordinária" vitória de Obama e o convidou a visitar a Índia o quanto antes possível.

De fato, Singh é muito ligado a Bush. Ambos conseguiram em outubro, depois de três anos de negociações, um acordo indo-americano de cooperação em termos nucleares civis.

pg/sas-nr/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG