vital para paz , diz Kissinger - Mundo - iG" /

Relação entre China e EUA é vital para paz , diz Kissinger

Pequim, 30 jun (EFE).- O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger destacou que a relação entre os dois países é vital para promover a prosperidade no mundo e salvaguardar a paz e a estabilidade.

EFE |

Kissinger foi o principal responsável pelo restabelecimento dos laços diplomáticos entre Washington e o regime comunista nos anos 70.

O ex-secretário de Estado americano, citado pela agência oficial "Xinhua", ressaltou que as relações atuais entre China e EUA são "um dos laços mais importantes no mundo".

Kissinger, de 86 anos, se reuniu nesta segunda-feira com Liu Xiaodong, membro do Conselho de Estado (Executivo chinês), e os dois discutiram os mais de 30 anos de relações bilaterais, destacando que tiveram "um bom começo" e estão em um "momento positivo" com a chegada de Barack Obama à Presidência americana.

Este ano, coincidindo com a mudança de Governo nos EUA, se multiplicaram as visitas de altos funcionários americanos à China, incluindo a da atual secretária de Estado, Hillary Clinton.

Também foi notada uma mudança de estratégia de Washington no fato de que o principal ponto na agenda bilateral é agora a luta de ambos contra o aquecimento global.

Kissinger, secretário de Estado entre 1972 e 1977 (durante as presidências de Richard Nixon e Gerald Ford), foi o principal responsável pela reaproximação entre China e EUA nessa época, que culminou no estabelecimento de relações diplomáticas entre Washington e Pequim.

O ex-secretário de Estado americano viajou duas vezes à China em 1971 (a primeira delas em segredo) e se reuniu com os principais líderes chineses do momento, Mao Tsé-tung e Zhou Enlai, cimentando a aproximação que culminou oito anos depois com os laços oficiais e a ruptura diplomática entre EUA e Taiwan. EFE abc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG