Reis da Espanha presidem funeral pelas vítimas de acidente aéreo em Madri

Madri, 11 set (EFE).- Os reis Juan Carlos I e Sofía da Espanha presidiram hoje o funeral pelas 154 vítimas fatais - entre eles o brasileiro Ronaldo Gomes Silva - do acidente de um avião da companhia espanhola Spanair no aeroporto de Barajas, em Madri, em 20 de agosto.

EFE |

O ato, realizado na Catedral da Almudena pelo cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, contou com a presença também do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e de vários membros de seu Executivo; da chefe do Governo regional de Madri, Esperanza Aguirre; e do prefeito da capital espanhola, Alberto Ruiz Gallardón.

Também estiveram presentes os familiares das vítimas do acidente, diretores da Spanair e voluntários da companhia, além de pessoal da Boeing, pilotos de várias companhias aéreas e pessoas que participaram dos trabalhos de resgate no aeroporto.

O cardeal arcebispo de Madri incentivou os parentes dos falecidos a "não perderem a força", a levar adiante suas vidas para "vencer serenamente a dor" e enfrentar os "difíceis desafios pessoais" que têm pela frente.

Rouco Varela lembrou também os "comoventes testemunhos" dos últimos momentos vividos pelos acidentados, especialmente o caso de uma mãe gravemente ferida que "entregou sua vida em troca da de sua filha de 11 anos, pedindo aos que a auxiliavam que primeiro salvassem a menina".

No acidente, cujas causas estão sendo investigadas, 154 pessoas morreram e 18 sobreviveram.

Entre os sobreviventes, está o menino Jesus Acosta, de oito anos, cujo pai, o colombiano Alfredo Acosta Sierra, morreu no acidente. A criança recebeu alta médica em 5 de setembro.

A tragédia aconteceu em 20 de agosto, quando um avião McDonnell Douglas MD82 da companhia aérea Spanair, que iniciava uma viagem rumo às Ilhas Canárias com 164 passageiros e 9 tripulantes a bordo, bateu contra o chão durante a tentativa de decolagem no aeroporto de Barajas, e se incendiou. EFE nac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG