Reino Unido reforçará tropas no Afeganistão com 300 soldados

Londres, 15 dez (EFE) - O Reino Unido enviará um reforço de 300 soldados ao Afeganistão de março a agosto, o que elevará até 8.300 o número de militares britânicos destinados no país, segundo anunciou hoje o primeiro-ministro, Gordon Brown.

EFE |

Em declaração sobre vários assuntos na Câmara dos Comuns, Brown informou que, a pedido do comando militar no terreno, tinha aprovado um desdobramento extra, de forma temporária, para consolidar os avanços.

Os 300 soldados, que ficarão no sul do país, partirão em março e voltarão ao Reino Unido no final de agosto.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse à Agência Efe que o envio desse contingente, que se soma a outros oito mil britânicos que já estão no Afeganistão, responde a um pedido do comandante Gordon Messenger, que quer "ganhar posições" em vários pontos ao redor de Lashkar Gah, a capital da província de Helmand.

Os 300 soldados que viajarão em março pertencem ao segundo batalhão do regimento de Fuzileiros reais, indicou a fonte.

Em março também devem retornar ao Reino Unido os oito mil soldados que atualmente estão no país, que serão substituídos pelo mesmo número de militares, como parte do sistema de rotação do Exército britânico.

A maioria de soldados britânicos está atualmente aquartelado na província de Helmand, onde se concentram os insurgentes e os talibãs.

Nessa zona há 5.500 soldados, enquanto outros dois mil estão em Kandahar, a cargo sobretudo da logística, e 500 em Cabul. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG