Reino Unido quer que países produtores de petróleo invistam em renováveis

Bruxelas, 20 jun (EFE).- O Reino Unido quer que os países produtores de petróleo invistam em energias renováveis, uma proposta que, segundo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ajudaria a criar um mercado energético mais seguro e estável.

EFE |

Em entrevista coletiva ao final da cúpula de líderes da União Européia (UE), o chefe do Executivo britânico disse que deve colocar esta idéia na reunião deste fim de semana, na cidade saudita de Jidá, entre os principais países produtores e consumidores de energia.

"Queremos que os países produtores de petróleo invistam em uma energia alternativa (...). Uma das mensagens fortes que expressei perante o Conselho (Europeu) é que há um mercado no qual investir, à margem do petróleo, e que é possível reciclar alguns benefícios do petróleo", disse Brown.

Sobre os altos preços do petróleo, o líder britânico disse que o problema é devido à defasagem entre a demanda e a oferta, algo que "continuará nos próximos anos, a menos que adotemos uma ação para potencializar a energia nuclear e as renováveis, e melhorar a eficiência energética".

Segundo Brown, para enfrentar as altas de preços do petróleo e dos alimentos, os países deverão a curto prazo "tomar medidas de política social para ajudar, em particular, os grupos mais desfavorecidos". EFE mb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG