cessar-fogo urgente na Faixa de Gaza - Mundo - iG" /

Reino Unido pede cessar-fogo urgente na Faixa de Gaza

Londres, 28 dez (EFE).- O ministro de Exteriores britânico, David Miliband, ressaltou hoje a necessidade de um cessar-fogo urgente na Faixa de Gaza, onde os bombardeios aéreos de Israel deixaram, neste fim de semana, pelo menos 287 mortos e 900 feridos.

EFE |

Em comunicado oficial, Miliband pediu o "fim imediato de toda a violência" para evitar uma "perda de vidas em massa" no território controlado pelo movimento islâmico palestino Hamas.

Segundo o chanceler, o conflito em Gaza, bombardeada por Israel em resposta aos ataques contra cidades israelenses cometidos nos últimos dias pelo Hamas, constitui "um momento perigoso que deveria preocupar toda a comunidade internacional".

O chefe da diplomacia britânica também advertiu da deterioração da situação humanitária na Faixa, pelo que enfatizou que "Israel deve cumprir suas obrigações humanitárias".

"O Reino Unido apóia a distribuição pronta e suficiente de comida, combustível e remédios na Faixa de Gaza", disse Miliband, ao acrescentar que ele e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, acompanham os eventos na região com "preocupação".

Brown falou este sábado por telefone com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, a quem pediu para mostrar "contenção", e expressou sua opinião de que "uma solução duradoura a esta situação só pode ser encontrada por meios pacíficos".

O Governo de Londres se pronunciou sobre a crise do Oriente Médio depois que o Executivo de Israel aprovou hoje a convocação de 6.500 reservistas para preparar uma eventual incursão militar terrestre em Gaza. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG