preocupação com enriquecimento de urânio do Irã - Mundo - iG" /

Reino Unido expressa preocupação com enriquecimento de urânio do Irã

Londres, 8 fev (EFE).- O Reino Unido expressou sua grande preocupação com o anúncio do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de começar o processo de enriquecimento de urânio a 20%, uma decisão que viola as resoluções da ONU, assinalou hoje uma porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores.

EFE |

Em discurso transmitido no domingo pela televisão estatal, Ahmadinejad informou que deu a ordem ao Organismo iraniano da Energia Atômica para que inicie o processo, embora tenha dito que isto não significa que o país tenha renunciado à negociação.

Em resposta a este anúncio, o Foreign Office considerou hoje que a decisão representa uma "violação deliberada" das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As informações procedentes do Irã sobre o enriquecimento de urânio "são claramente um assunto de séria preocupação", assinalou uma porta-voz do Ministério de Exteriores em Londres.

Desta maneira, o Governo britânico considerará sua resposta "em associação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e outros, incluindo UE3+3 (Reino Unido, Alemanha e França - EUA, Rússia e China)", acrescentou a fonte.

O programa nuclear iraniano levantou as suspeitas da comunidade internacional.

Países como os EUA, Israel, França, Alemanha e Reino Unido acusam o regime iraniano de esconder, sob seu esforço atômico civil, um projeto de natureza clandestina e aplicações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal nuclear, uma alegação que o Irã rejeita. EFE vg/ma

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG