Reino Unido doa mais 15 milhões de euros às vítimas de ciclone em Mianmar

Londres, 15 mai (EFE) - O Governo do Reino Unido anunciou hoje a doação de outras 12 milhões de libras (15 milhões de euros) em ajuda humanitária para os desabrigados em Mianmar pela devastadora passagem do ciclone Nargis. A vida de milhares de pessoas está em jogo. Sabemos que precisam de coisas básicas como água potável limpa, comida e assistência sanitária, ressaltou em comunicado oficial o ministro de Desenvolvimento Internacional britânico, Douglas Alexander.

EFE |

Alexander disse que a doação "permitirá às equipes de ajuda humanitária no terreno continuar prestando socorro de emergência", e lembrou que o Executivo britânico já destinou na semana passada a essa causa cinco milhões de libras (6,25 milhões de euros).

"Reiteramos nosso apelo às autoridades birmanesas para que permitam um acesso total e sem restrições (ao país) à ajuda internacional. Este é um desafio-chave se queremos salvar milhares de vidas nos próximos dias", acrescentou o ministro.

O regime militar birmanês aumentou hoje a quase 38.500 o número de mortos pelo ciclone "Nargis", mas organizações internacionais temem que as vítimas fatais possam superar os 100 mil.

A ONU calcula que os desabrigados pelo desastre podem chegar a 2,5 milhões de pessoas, das quais menos de um terço devem estar recebendo algum tipo de assistência.

A distribuição de ajuda internacional foi prejudicada pelas restrições impostas pela Junta Militar que governa o país há mais de quatro décadas, que também limitou o número de vistos concedidos a voluntários estrangeiros. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG