Reino Unido coloca o Hisbolá na lista de grupos terorristas

Londres, 2 jul (EFE).- O Governo do Reino Unido colocou hoje o braço militar da organização xiita libanesa Hisbolá na lista de grupos terroristas, informou o Ministério do Interior britânico.

EFE |

Assim, será crime no Reino Unido pertencer, financiar e apoiar o braço militar da organização, mas as atividades políticas, sociais e humanitárias do grupo não serão afetadas, disse, em comunicado, Tony McNulty, vice-ministro do Interior britânico.

A organização de segurança externa do Hisbolá já estava incluída na lista de grupos terroristas em virtude da lei antiterrorista britânica de 2000, mas foi substituída por uma proibição sobre toda a estrutura militar do grupo xiita.

"O braço militar do Hisbolá oferece um ativo apoio aos militantes no Iraque responsáveis pelos ataques contra as forças da coalizão e os civis iraquianos, inclusive oferecem treinamento no uso de bombas mortais nas estradas", disse McNulty.

"Também oferece apoio a grupos terroristas palestinos nos territórios palestinos ocupados, como a Jihad Islâmica palestina", afirmou a nota do vice-ministro.

É por esta razão - continua - que o Governo britânico tomou esta medida, que envia uma "mensagem clara" de que o Reino Unido condena a violência do Hisbolá.

"Continuamos pedindo ao Hisbolá que coloque fim à atividade terrorista e seu apoio ao terrorismo no Iraque e nos territórios palestinos ocupados, que abandone sua qualidade de grupo armado e participe do processo democrático nos mesmos termos que outros partidos políticos libaneses", especifica a nota. EFE vg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG