Reino Unido celebra 200º aniversário do nascimento de Darwin

Várias cerimônias foram organizadas nesta quinta-feira na Grã-Bretanha para celebrar o 200º aniversário do nascimento de Charles Darwin, fundador da biologia moderna.

AFP |

O duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, inaugurou uma estátua do cientista na universidade Christ College de Cambridge, ao norte de Londres. A escultura de bronze representa o naturalista sentado em um banco perto da entrada da universidade, segurando um livro.

A estátua foi instalada bem diante do quarto que Darwin ocupava quando estudava no Christ College, nos anos 30.

"Como todo mundo, imagino Darwin como um velho barbudo, mas ver uma estátua representando-o como um estudante é fantástico", empolgou-se Sarah Darwin, 44 anos, tataraneta do naturalista.

Uma coroa de flores deve ser colocada hoje à tarde no túmulo de Darwin, na catedral de Westminster em Londres.

A casa onde o cientista viveu em Downe, perto de Bromley, no Kent (sudeste da Inglaterra), reabrirá suas portas na sexta-feira. Darwin morou naquela casa de 1842 até sua morte, em 1882.

"Ele queria um lugar tranquilo e isolado, mas que também fosse perto de Londres", explicou Jenny Cousins, gerente do museu instalado na casa.

O naturalista, que "temia controvérsias", queria poder continuar suas experiências e terminar de reunir as provas de sua teoria" da evolução, disse à AFP o historiador Steven Brindle.

lv/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG