por que você não se cala? envolvendo os dois em novembro passado." / por que você não se cala? envolvendo os dois em novembro passado." /

Rei Juan Carlos da Espanha recebe Chávez em seu palácio de verão

MALLORCA - O rei Juan Carlos I da Espanha recebeu nesta sexta-feira o presidente venezuelano Hugo Chávez no palácio de Marivent, em Palma de Mallorca, no primeiro encontro dos dois após o famoso episódio do http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/11/13/urgente_chavez_afirma_que_nao_ficara_calado_diante_de_ninguem_1080440.html target=_toppor que você não se cala? envolvendo os dois em novembro passado.

AFP |

Don Juan Carlos recebeu o presidente com um afetuoso aperto de mãos. Chávez chegou ao palácio com 45 minutos de atraso em relação à hora prevista.

O rei espanhol agradeceu a visita de Chávez, que, por sua vez, perguntou ao soberano "por que não vamos à praia?".


Chávez se encontrou com o rei Juan Carlos em Mallorca / Reuters

"Eu me sinto como se estivesse em Cuba, Jamaica ou Margarita", acrescentou o presidente venezuelano, entre sorrisos, fazendo alusão ao calor que atinge este verão a ilha do arquipélago mediterrâneo das Baleares.

O encontro, que durou cerca de uma hora, visa à completa normalização das relações entre os dois países depois do momento delicado vivido pelas duas autoridades na reunião da Cúpula Ibero-americana do Chile, em novembro de 2007.

Na ocasião, o rei da Espanha soltou a agora célebre exclamação "Porque você não se cala?" de tão irritado com a verborragia do presidente da Venezuela.

Chávez insistia em interromper o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que tentava defender seu predecessor, o conservador José María Aznar, das duras críticas feitas pelo presidente venezuelano, que o chamou de "fascista". (Assista ao vídeo abaixo)

Depois do encontro com o rei, Chávez irá para Madri, onde se reunirá com Zapatero.

Leia mais sobre Hugo Chávez

    Leia tudo sobre: chávez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG