Rei jordaniano aprova novo Governo após dissolução de Parlamento

Amã, 14 dez (EFE).- O rei da Jordânia Abdullah II aprovou hoje uma nova equipe de Governo formada após a renúncia do primeiro-ministro Nader Dahabi há cinco dias e a dissolução do Parlamento.

EFE |

O monarca publicou hoje um decreto no qual aprova o novo Executivo, formado por 29 membros que fizeram o juramento de seus cargos e que têm a tarefa de convocar eleições parlamentares "justas e transparentes" em até 12 meses, segundo um comunicado real.

No último dia 9, Dahabi renunciou e o rei Abdullah II designou novo primeiro-ministro, Samir Rifai, para formar o gabinete.

Rifai, de 43 anos, é de uma família de tradição política na Jordânia. Seu pai é Zeid Rifai, que já foi primeiro-ministro.

Ontem, Zeid renunciou ao posto de porta-voz do Parlamento para evitar conflito de interesses com o novo cargo de seu filho, como exige a Constituição jordaniana.

Samir Rifai manteve nove ministros do Gabinete anterior, entre eles o de Assuntos Exteriores, Nasser Judeh.

O rei Abdullah II dissolveu o Parlamento jordaniano no final de novembro, dois antes do final da legislatura.

Esta decisão ocorreu em meio a críticas da oposição, liderada pela Frente de Ação Islâmica, e da imprensa à atuação da Câmara atual, eleita em novembro de 2007.

Os críticos se queixam da pouca experiência de alguns deputados e da corrupção. Além disso, as últimas eleições legislativas transcorreram entre denúncias de manipulação de resultados.

"As próximas eleições devem representar uma transição qualitativa na marcha da Jordânia rumo à democracia e devem ser um modelo de transparência, justiça e imparcialidade", disse o monarca.

O Governo sancionado hoje é o sétimo do reinado de Abdullah II e enfrenta o duro desafio de tirar o país da crise financeira internacional e evitar que os casos de corrupção do passado se repitam.

O déficit público jordaniano chegou a US$ 1,6 bilhão em 2009. EFE ajm-jrg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG